Mesoterapia ou Intradermoterapia

A intradermoterapia ou mesoterapia estética é uma terapia de revitalização e estimulação tecidual que utiliza a via intradérmica como técnica terapêutica, administrando microdoses de medicamentos, em locais mais próximos possíveis do local onde se instalou o inestetismo que se busca corrigir, como por exemplo gordura localizada, celulite e calvície.

Em 1970 iniciam-se os primeiros ensinos práticos em intradermoterapia sendo comprovada a sua eficácia.

Suas principais indicações são no tratamento de celulite, gordura localizada, estrias, flacidez de pele, calvície, envelhecimento precoce das mãos e rejuvenescimento facial, com resultados rápidos e satisfatórios.

As drogas irão promover a “queima” de gordura localizada, drenagem linfática, estimulação de células para a produção de fibras colágenas e elásticas. Técnica importante no tratamento da celulite, pois melhora o intercambio tissular. Com propriedades venotônicas, vasculoprotetoras e linfocinética. A aplicação é feita nos pontos onde está a gordura localizada.

Na mesoterapia convencional, são utilizadas substâncias que visam:

  • melhorar a vascularização do local;
  • eliminar a gordura localizada, pois a gordura também contribui para a compressão de pequenos vasos piorando o acúmulo de líquido;
  • retardar o envelhecimento da pele;
  • facilitar as reações para a formação de fibras de colágeno e elastina que são a sustentação da pele;
  • melhorar a produção de energia pela célula.

Quando um medicamento é administrado por via oral circula pelo sistema vascular atingindo todos os órgãos. A mesoterapia tem ação localizada e é realizada com o uso de agulhas muito curtas, injetando-se medicamentos que melhoram a circulação e medicamentos lipolíticos (que “queimam”) a gordura dos tecidos.

São necessárias de 10 a 12 sessões para se obter um bom resultado.

A mesoterapia é uma técnica segura de tratamento quando realizada por médicos que conhecem a anatomia, a fisiologia do corpo humano e a farmacologia dos medicamentos.

É necessário lembrar que os resultados variam de acordo com cada organismo.